terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ATENÇÃO PROFESSORES E ALUNOS


INÍCIO DAS AULAS  - NOTURNO : 02 DE FEVEREIRO DE 2012.

INÍCIO DAS AULAS - MATUTINO E VESPERTINO : 06 DE FEVEREIRO DE 2012.


ATENÇÃO PROFESSORES :

PLANTÃO PEDAGÓGICO DIAS 01,02 E 03 DE FEVEREIRO PARA OS PROFESSORES DO MATUTINO E VESPERTINO.


NOTURNO: 01/02 - PLANEJAMENTO
                     02 E 03/02 - FORMAÇÃO CONTINUADA.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FESTA DA SEMED


Parabéns à Secretária de Educação Wanessa Zavarese Sechim, pela organização da festa de fim de ano realizada no último sábado em um sítio de Vila Velha.

A festa reuniu os funcionários da SEMED e Diretores de UMEI´S e UMEF´S. Nosso diretor Ivo Scárdua, foi presença garantida no evento.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os Pais e os Limites da Autoridade


Os Pais e os Limites da Autoridade




“ Quando ouvimos psicólogos e educadores falarem sobre regras e limites que devam ser

transmitidos aos filhos por seus pais, nos parece uma tarefa muito fácil. Mas, por que será que na

prática essas questões se transformam em algo tão complicado e difícil ? ”



Primeiro é preciso saber o significado da palavra “ limite”: é o espaço até onde posso ir. É barreira. É saber a diferença entre o que é aceitável ou não, entre o que é essencial ou não, adequado ou não. Disciplina!

A dificuldade em colocar limite está dentro de cada pessoa, como: discernimento de até que ponto deve por limite, ou o confronto com o outro(evitar brigas, magoar, medo de não ser aceito, culpa).

Lidar com limites não é fácil, é necessário que cada pessoa tenha consciência do seu limite para poder “colocar” limite.

É muito importante que pais e mães possam ser amigos de seus filhos, mas, antes de qualquer outra coisa, por amor a seus filhos, os pais têm o dever de educá-los, de colocar limites, estabelecer proibições. Isso é o que se espera de pais amigos de seus filhos, inclusive o que eles precisam, são de pais e mães mais próximos, mais disponíveis, abertos a escutá-los, a discutir e orientá-los naquilo que os pais entenderem necessário fazê-lo.

Mas, precisam igualmente de pais que saibam dizer não, estabelecer o que é certo e o que é errado, e quais os limites que precisam ser seriamente respeitados.

Ausência de limite é esquecer de pedir licença, de dizer muito obrigado, empurrar, xingar, invadir, tomar emprestado e não devolver, não respeitar os idosos, sentir-se dono do mundo.

Temos que levar em consideração mais uma questão: para que os pais possam transmitir limites, inevitavelmente precisam saber lidar com suas próprias questões e problemas relacionados a limites. Sabendo o que é, como se utiliza e para que serve.

São os pais, através de suas atitudes e gestos, que irão influenciar de maneira direta na educação e na disciplina dos filhos.

Pais que tiveram dificuldades em lidar com os limites dados por seus pais, provavelmente, terão grande dificuldade de transmiti-los aos seus filhos. Ou seja, um pai não pode cobrar de um filho comportamentos, valores, atitudes e princípios se o mesmo não fizer uso destes.

Para cobrar atitudes corretas é preciso que se faça uso delas, é essencial que os pais estejam sempre revendo tais comportamentos, a fim de passar para seus filhos o que realmente seja adequado. Os pais devem ter autoridade junto aos seus filhos e não apenas serem figuras punitivas, repressivas, pois ter autoridade é ter firmeza, passar educacionalmente para as crianças ou adolescentes a firmeza de seus valores. Essa é a maneira pela qual a criança vai lidar com seus limites e criar uma boa base para a introjeção das regras sociais na sua vida adulta.

Educar, portanto, não é uma tarefa nada fácil, exige muito esforço, paciência e tranqüilidade. Exige saber ouvir, mas também fazer calar quando é preciso educar.

O medo de magoar ou decepcionar deve ser substituído pela certeza de que o amor também se demonstra sendo firme no estabelecimento de limites e responsabilidades. Educar é um ato de amor que gera confiança e maturidade. Com isso, deve-se fazer ver às crianças e jovens que direitos vêm acompanhados de deveres e que para ser respeitado, deve-se primeiramente respeitar.







Graziele Chalhub

Pedagoga pós-graduada em Educação.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DO GIL


Aconteceu neste sábado (10/12/2011) na casa de nosso Diretor Ivo Scárdua, na Ponta da Fruta, a confraternização dos funcionários da
 UMEF Gil Bernardes.

Desde já deixamos aqui nossos votos de felicidades à todos aqueles que estiveram conosco neste ano!

FESTA DA 8ª SÉRIE - EJA



Comemoramos na última sexta-feira (09/12/2011), a formatura dos alunos da 8ª série, do turno noturno EJA.


PARABÉNS A TODOS !!!!!!

SORTUDO



A UMEF Gil Bernardes, sorteou uma Cesta Natalina tamanho família para nossos alunos.

PARABÉNS ao sortudo Diego !!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Nosso Diretor, está se especializando em Gestão Escolar, pela Universidade Federal do Espírito Santos - UFES.

Esta especialização proporcionará maior dimensionamento de seus conhecimentos e agregará ainda mais experiência nesta área.

Formado em Arte pela UFES, Pós-Graduação em Arte Terapia em Educação e Saúde, professor há 23 anos na rede Municipal de Vila Velha, Ivo Scárdua hoje é o gestor de nossa UMEF.

PALESTRA


" GIL EM TEMPO DE CONSCIÊNCIA NEGRA "

Na semana da consciência negra, o Gil Bernardes trouxe para debate os palestrantes: Renata Marisa da Silva da Luz "Pandora" , o Coordenador de comunicação da UNEGRO/ES Wellington Barros e o Deputado Estadual, Professor Roberto Carlos (fundador do PUPT - Projeto Universidade Para Todas),  por mediação do professor Mardilho Ferreira, com intuito de promover a conscientização em nossos alunos, professores e comunidade já que todos foram convidados à participarem do debate.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


UFA!!!

Agora nossos alunos contarão com uma sala de informática, que ficará pronta no início de 2012!!!

O gestor sensível a essas questões poderá, em conjunto com a política educacional da instituição, mais a comunidade garantir a formação e desenvolvimento tecnológico para nossos alunos, liderando assim um processo de debate participativo e procurando inseri-los de forma contextualizada no projeto político - pedagógico da escola, que será reformulado anualmente.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

ALUNOS DESTAQUE


Neste ano, destacaram-se em nossa escola 21 alunos nas Olimpíadas de Matemática 2011.

Parabenizamos nossos alunos e deixamos aqui todo nosso incentivo, para que os mesmos mantenham-se engajados nos estudos.

Alunos que foram selecionados para 2ª fasa das Olimpíadas de Matemática:

Ana Paula da Silva Serra, Ana Karolina de Souza Santos (faltou), Bruna Nathália, Bruno Martins, Caio Gasparini, Geovana Alves, Gleidiston Thiago, Guilherme Silva Gobbo, Hayssa Carvalho, Iago Rodrigues, Joedson Nascimento, Leandro Oliveira, Luana Gonçalves, Lucas Cordeiro(faltou), Luiz Augusto, Natalia Fernandes, Nivaldo Lucio, Sabrina da Silva, Saulo Silva, Sthefany da Silva e Thiago Pinheiro Xavier.